sábado, 28 de novembro de 2009

O Massacre de Sape

Sumbawa - 10th-12th September

A passagem por Sumbawa foi rápida. Muito mais rápida do que gostaríamos já que a ilha tem muito que ver. Acontece que, dado o pouco tempo disponível para o total da Indonésia (apenas 3 semanas), tínhamos que fazer concessões. E a escolha foi claramente dedicar mais tempo a Flores. E então atravessámos a ilha muito rapidamente, em permanente troca de Bemo (um género de uma forgunete muito particular e característica de todas estas ilhotas da Indonésia), para tentarmos apanhar um barco para Flores, que, segundo nos tinham dito em Lombok, sairia às 8 da manhã de cada dia.

Só agora, passados 3 dias, já em Lambuanbajo, Flores, Indonésia, é que estou a ter algum tempo para pôr o blog em dia. Não é que até aqui não tivesse tido tempo, mas quando o tinha, não tinha internet ou vice versa. Estivemos uns dias cativos numa cidade portuária chamada Sape no extremo Este da ilha de Sumbawa à espera de um ferry de ligação com a ilha das Flores.



Aqui ninguém sabe os horários dos ferries, nem mesmo a empresa que os opera. Há apenas palpites mal amanhados e contraditórios de todos e mais diversos opinantes: "penso que há um ferry amanha às 4 da tarde, mas poderá ser mais tarde, lá prá meia noite" ou "há um ferry hoje com certeza às 8 da noite mas não tenho a certeza se vai para a ilha das Flores ou para as Sulawesi" ou ainda "não há nenhum ferry até domingo à noite, de certeza!". Bem, só mesmo esperar até ele aparecer e embarcar quando estiver ancorado. O caos é tanto que o guiché de venda só abre quando o barco já se vê no horizonte e escrevem à mão o horário de partida do barco. Só visto. No entanto, la conseguimos (ao fim de dois dias, sem internet numa localidade com apenas uma rua), o que deu para conseguir "despachar" dois livros de uma assentada.


Mal atravessássemos o estreito, contávamos partir logo de seguida para Komodo e Rinca antes de voltarmos à ilha das Flores para continuar viagem mas estávamos cansados de mais, uma vez que o barco chegou às 2:30 da manhã quando a hora prevista de chegada era às 8:00am! Enfim... vamos lá ver se recuperamos o tempo perdido ou se ficam coisas por ver....se ficarem é mais um pretexto para voltarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário