Existem 3 ilhas Gilis, a maior, a Gili Trawagan, a mais pequena, a Gili Meno e a do meio, a Gili Air. São 3 ilhotas que se encontram a noroeste da grande ilha de Lombok. A mais distante e mais turística é a Trawangan, depois a Meno, sendo conhecida pelo snorkeling e mergulho e a Air, que acaba por ser um misto das anteriores. Os Patos optaram pela Gili Meno, por ser a mais pequena e pela quantidade de coisas que se pode ver ao fazer mergulho. A ilha é mesmo muito pequenina e pode-se percorre-la em duas horas a pé. É toda em areia, como tal, não há asfalto em lado nenhum.
Fizemos uma longa viagem num barco à vela desde Bali até às Gilis. No total foram 5 horas num barco, que conseguiu deixar muita gente enjoada.
À chegada à Gili Meno tivemos que passar para um barquinho, mas conhecido como “casquinha”, que nos levou até à praia.
A manhã seguinte foi dia de alvorada para o Pato apreciar o nascer do sol. O sol nasce atrás da ilha Lombok, onde as linhas do vulcão Rinjiani são bem notórias logo pela madrugada. Tipicamente, pela tarde, este vulcão fica coberto de nuvens e é quase impossível vê-lo.
De manhãzinha as "casquinhas" (barcos dos pescadores, ou para transportarem turistas) preparam-se para sair.
Uma vez ultrapassada a parte transparente chega-se então ao coral rico e à vida animal, que estas pequenas ilhas podem mostrar. Foi exactamente isso que os Patos fizeram. Alugaram barbatanas e máscara para uma visita ao coral e às tartarugas que rodeiam a Gili Meno.
E como fazer snorkeling é uma canseira, que quase que mata um Pato, nada melhor do que apreciar mais um final de tarde, ao sabor de uma caipirinha e com uma vista para a vulcão.
No dia seguinte foi a nossa vez de nos enfiarmos numa casquinha para partimos rumo a Lombok. O local escolhido para passar o dia foi Senggigi, a noroeste da ilha. Existem muitos e grandes resorts turísticos com praias lindíssimas. A pouco explorada ilha de Lombok começa a torna-se uma alternativa, a quem quer fugir da confusão de Bali.
O tempo esteve bom até meio da tarde e depois foi tempo de trabalho para os Patos: pôr o blog e os moleskines em dia e escrever postais. Para quem pensa que a vida de Pato Viajante é fácil, aqui fica a prova de uma vida dura, cheia de obrigações para que as nossas famílias e amigos saibam o que andamos a fazer...
Sem comentários:
Enviar um comentário