sábado, 28 de novembro de 2009

A curta estadia em Timor Lorosae

West Timor, Kupang, from 19th - 20th September

Desta vez não nos podémos dar ao luxo de ir de ferry e esperar, ou rezar para que um ferry aparecesse num dia de nevoeiro, para nos levar até à ilha de Timor. Perdemos a cabeça e compramos um vôo de Maumere para Kupang, em Timor Ocidental. E porque não um vôo directamente para Timor Leste? Pois..., da mesma maneira que não existe nenhum ferry que ligue a Indonésia a Timor Leste, também não existe nenhum vôo a não ser de Jakarta. É assim a vida... e assim continua a relação entre os Indonésios e Timorenses.
Quem olha para o mapa pode constatar que a parte leste da ilha das Flores está muito próxima de Timor Leste (está a norte) e era precisamente aí que nós estávamos, em Maumere. Acontece que de Maumere para Timor Leste nem de barco, nem de avião. Tivemos então que voar desde Maumere até Kupang, capital de Timor Ocidental.
O aeroporto local de Maumere não podia ser mais original. Tínhamos o vôo à uma da tarde. Quando lá chegámos para fazer check in estava fechado, pois ainda era muito cedo... Apenas o restaurante, na parte de cima, estava aberto, onde aproveitámos para comer um dos últimos Nasi Goreng.

Depois de finalmente fazermos o check in, onde apenas foi preciso confirmar os nossos nomes e número de passaporte com uma folhinha que já estava imprimida (não havia pcs), deram-nos os bilhetes que eram, nada mais nada menos, que umas plaquinhas de plástico. Lá entrámos para o avião, que nos ia levar até Kupang.



O vôo foi curto, por isso ainda chegámos cedo a Kupang, o que nos permitiu ver mais um pôr do sol, provavelmente, um dos mais bonitos que vimos até agora na nossa viagem.



Timor Lorosae, from 20th - 21st of September

No dia seguinte partimos bem cedinho, pelas 7 da manhã, de Kupang para chegarmos a Timor leste, pela única fronteira terrestre que existe entre a Indonésia e Timor.
Toda a estrada que vai desde Kupang, na Indonésia, até a aproximadamente 10km da fronteira com Timor está em boas condições. Mas, à medida que nos aproximamos de Timor, a estrada mais parece um cenário agreste vindo do Kosovo.

Saímos da Indonésia
e entrámos, finalmente, em Timor, que em tempos já foi português!
Esta foi, sem dúvida, a fronteira terrestre mais bonita por onde passámos. À medida que nos aproximávamos do posto de imigração, o cenário de uma bela praia acompanhava-nos pela estrada/Timor fora.

Foi aqui, nestes dois contentores, que obtivemos o nosso carimbo Timorense.


Mas foi na alfândega Timorense, que tivemos uma das melhores recordações deste país! A verdade é que em todas as fronteiras terrestres pelas quais passámos, nunca vimos ninguém a abrir malas. Mas em Timor todas as malas eram revistadas. Abrimos primeiro as nossas malas e só depois mostrámos o passaporte ao oficial. E foi aí que o polícia disse com o seu sotaque timorense: "Ahhh, é português!! Português é irmão. Portugal e Timor: irmãos! Por favor feche a mala, não tem que mostrar nada!" Bem, como é óbvio, nós ficámos estupefactos, pois não eramos mais que os outros e continuámos a abrir a mala e o oficial mandou-nos fecha-la. Foi aí que senti que os Timorenses ainda sentem uma especial carinho por nós. Inclusivé, sempre que Portugal joga futebol, torcem por nós!
Bem, depois disto a viagem continuou até Dili, onde só chegámos às 7 da tarde. Como tal, apenas tivemos a oportunidade de ver Dili pela noite, onde ainda podemos ver o Palácio do Governo, o Sporting Clube de Timor, a casa Europa e o porto. A presença da ONU também é bem notória, que faz desta forma disparar os preços das coisas em Timor.






Tivemos que regressar cedo ao hostel, pois no dia seguinte era mais um dia de vôo e com mudança de continente.
Deixámos Timor por visitar como deve ser, o que faz com que também tenhamos que voltar aqui um dia mais tarde.
Deixamos o sudoeste asiático cheio de boas recordações, mas a nossa viagem tem que seguir e amanhã é dia para a estreia de um novo continente e país: Partimos para a Austrália!

1 comentário:

  1. Quando nos dão notícias da Austrália??

    E pato? Anda desaparecido das fotografias... Que passa?

    Beijooos

    ResponderEliminar