quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vang Vien e Vientiane

Vang Vien, from 31st of July - 1st of August

Pata que é viajante continua a sua viagem, mesmo sem penas! O facto de caído de bicicleta não me safou de ter algum tempo de descanso, para ver se as penas cresciam. No dia seguinte, às 8.30 lá nos enfiámos noutro autocarro para fazer mais uma viagem de 5 horas até Vang Vien.
Vang Vien é uma pequena aldeia no norte do Laos, entre Luang Prabang e a capital Vientiene. É conhecida, em primeiro lugar, pela prática de actividades radicais e depois pelas belas paisagens, pelos arrozais e pinaculos verdes, tal como vimos na China, em Yangshuo. Se lhe tivesse que dar uma conotação, também lhe chamaria “Laos backpakers paradise”.

Quando chegámos estava uma chuva imparável, que impossibilitou qualquer tentativa de passeio, até porque eu não podia molhar as penas.
Ao início da tarde as ruas encontravam-se vazias, pois toda a gente se encontra no rio a fazer actividades radicais, como p.ex., andar de canoa, bóia (tubbing), visitar cavernas submersas em água de bóia, etc... É por isso, que toda a gente aqui vem parar! Eram actividades que também nós queríamos ter feito, mas dada a minha condição física, vai ter que ficar para outra vez!
Assim sendo, andámos a vaguear pelos restuarantes/bares da vila, onde se viam apenas poucos viajantes (talvez magoados como eu) colados a ver tele a série televisiva “Friends”. Isto passava-se em todos os bares!
Dadas as circunstâncias decidimos partir no dia seguinte, ao início da tarde, para a capital do Laos, Vientiane.
Pela manhã ainda tivemos tempo para ver as belas paisagens de Vang Vien.

As crianças nunca nos deixaram de surpreender...

Na partida podemos constatar a quantidade de lesionados, que aquela terra fez. E claro, como eu tinha a pata ferida, toda a gente me perguntava: “Tubbing?”, ao qual eu respondia com cara de sei lá o quê: ”Não, foi a andar de bicicleta em Luang Prabang (numa cidade que é suposto ser plana...)”.

Vientiane, from 1st August - 3rd August

Vientiene é uma simpática cidade ao lado do famoso rio Mekong. No dia da chegada à capital laoense, fomos pousar as malas ao hotel. Nada como um bonito por do sol para finalizar um dia com mais uma viagem.

Foi na sessão fotográfica, que realizámos que, no outro lado da margem, estava a Tailândia. Vientiene é conhecida pelos bons restaurantes de cozinha francesa e pelos deliciosos bifes. Como é óbvio, os patos esfomeados, lá foram picar um delicioso bife com batatas frtias.
No dia seguinte fomos-nos deslumbrar, mais uma vez, com as maravilhas da religião budista. A primeira paragem foi no mais famoso templo budistada cidade, Wat Phu.
Para além das grandes estátuas budistas, pode-se ver uma colecção de mais de 2000 pequenos budas, que deixa qualquer um impressionado.

Pela tarde fomos visitar a principal atracção turística de Vientiane, o Budha Park, onde num enorme relvado se encontram enormes estátuas de budhas.

O pato perdeu-se pelo parque...

e aventurou-se pelas mais diversas estátuas budistas. Ao longo do caminho foi encontrado alguns perigos e inimigos.

No dia seguinte, antes de deixarmos o Laos, fomos ver o mais emblemático monumento de Vientiene, que se assemelha muito ao arco do triunfo de Paris, mas ao estilo budista: Patuxai

Foi com grande pena nossa e, por uma questão de tempo, que não podemos passar mais tempo no Laos, um país que vamos recordar, certamente, como um dos mais impressionantes do sudoeste asiático e que aconselhamos vivamente a visitar.