sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Yangshuo: The backpackers paradise

Yangshuo, 3rd - 7th of July, 2009

Chegámos àquele que é chamado o Backpackers Paradise da China. Está situado no sul da China, na provincia de Guangxi, cuja capital e Guilin.
Foi na chegada a Guilin, que nos deparámos com o mau tempo, que estava no sul da China. Tanto em Pequim, com em Xi'an morremos de calor. Não tinhamos a mínima ideia de que as cheias, causadas pelo mau tempo, ja tinham feito desaparecer cerca de 100 pessoas. Foi precisamente por causa das cheias, que não tivemos a possibilidade de visitar os famosos arrozais de Longshen, uma das maravilhas desta zona da China e talvez, dos mais bonitos do mundo.
A ideia inicial era partir de Guilin para norte, de forma a visitar os arrozais e depois, voltar a descer, mas agora de barco, pelo famoso rio Li até Yangshuo .
Uma vez que as estradas estavam cortadas e o rio estava com cheias, os patos enfiaram-se num autocarro e partiram para Yangshuo, deixando para tras a ideia dos arrozias de Longshen (fica para a próxima viagem à China).
Durante o caminho fomo-nos maravilhando com os pináculos completamente verdes, cheios de vegetação. O tempo melhorou ligeiramente, de tal forma, que nos permitiu dar passeios de bicicleta pela zona, descobrindo assim esta pequana maravilha chinesa.

O rio Li é de tal forma conhecido na China, que as notas de 20 yuans (ca. de 2€) mostram os famosos pináculos com o rio à frente. Os patos queriam ir nadar no rio Li, mas não foi possível. Como tal, lá se enfiaram num barco, mais a norte e foram descendo o rio completamente maravilhados...


Durante o caminho encontraram uns amigos voadores, cuja função é apenas ajudarem na pesca. Estes nossos amigos estão presos à canoa de bamboo e têm uma corda atada ao pescoço. Mal vêem um peixe tentam-no engolir, mas como a corda não deixa, o pescador rouba-lhes o peixe, para o poder vender no mercado.


Para além das maravilhas paisagísticas, Yangshuo conseguiu-nos deixar deliciados (ainda mais) com a comida. Desde as espetadinhas de rua, aos feijões picantes salteados, até ao frango e porco salteado no wok, colocaram a China no top da lista gastronómica da nossa viagem.

Os patos deliciaram-se...

2 comentários:

  1. Este pato é um sortudo. Está em todo o lado ;) A viagem do pato faz-nos lembrar o famoso duende de jardim da Amélie Poulain.
    Bela reportagem a abrir o apetite para viagens orientais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim, façam as malas e saiam hoje! Tem mesmo que ser visto!
    Vejam o máximo possível antes que seja tarde demais...

    ResponderEliminar